Fisioterapia desportiva – Lesões nos esportes, por Dra. Livia Paulon

A lesão é um acontecimento indesejável e desagradável na vida de um atleta, seja ele profissional ou amador. Mais, infelizmente, para os que treinam arduamente e com uma frequência acima do limite do corpo e, principalmente, os que realizam sem uma preparação correta e específica. Fatalmente terão lesões consequentes, acompanhadas de dor e desconforto, chegando a incapacidade de continuar os treinamentos.

A lesão é um mal de todos os atletas

Porém, para evitar o surgimento de lesões é preciso observar alguns critérios, como a adaptação da habilidade do atleta a sua idade e desenvolvimento. Hoje no mundo da medicina desportiva, o assunto mais discutido é a prevenção de lesões em atletas.

A prevenção de lesões vai desde a correção de exercícios de alongamento, flexibilidade e fortalecimento muscular como tronco, abdômen e coluna. Quando a lesão já não pode ser mais evitada e já há um comprometimento físico, recorremos rapidamente à fisioterapia com o objetivo de eliminar a dor, recuperar a mobilidade e estabilidade da área afetada, recuperar força e flexibilidade e planejar o retorno à atividade física específica através de um treinamento proprioceptivo, para ganho de força, agilidade, coordenação e segurança do paciente, entre outros objetivos.

Cada paciente tem um tratamento especifico voltado para o retorno de sua atividade o mais rápido possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *