Dicas para uso da Internet – Por Amelia Fernandes

Estou aqui usando a Internet através das Redes Sociais…

Fiquei com vontade de dar algumas dicas para que este uso seja produtivo e inteligente e não afete sua saúde física, mental e social.

Como assim?

Saúde física

Atenção na cadeira e na altura do monitor. Os olhos nunca devem estar totalmente abertos olhando o monitor. Deixar numa posição em que olhe ligeiramente para baixo. As pernas devem ficar em ângulo reto e os antebraços e pulsos devem ficar apoiados ao digitar.

Ficar digitando sem parar no celular com o pescoço curvado dá o que se denominou “ síndrome do pescoço caído”

Temos também entra o fascínio que a telinha nos traz…computador/laptop/Tablet e celular, quantos “plins” e quantas vezes olhamos para a telinha, muitas vezes com grande ansiedade.

Uma amiga me falou certa vez que se sentia desprestigiada quando não recebia e-mails e likes nas suas postagens.

A Internet pode ser a melhor e a pior ferramenta do mundo. Isto só depende de nós.

Cria dependência e já tem doenças identificadas oriundas do excesso de uso da Internet como depressão e síndrome de abstinência, semelhante aos dependentes de drogas.

Isto é o Stress Digital. O mal dos nossos tempos.

“Somos bombardeados de novidades e de pressões para usar a internet o tempo todo. Já chegamos em um nível em que um mundo sem internet parece impossível. Mas o problema é quando a falta da web passa a gerar sofrimento intenso”, afirma o médico Hewdy Lobo, psiquiatra do Hospital Lacan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *